Translate

sábado, 30 de março de 2013

Por que Jesus dobrou o lenço?

Programa Pão da Vida - Rádio Atividade 105,5 FM - Resende - RJ - 30 Mar 2013
 O LENÇO DOBRADO (João 20:7)
            Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição?
            Eu nunca havia detido minha atenção a esse detalhe.
            Em João 20:7 - nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo.
            A Bíblia reserva um versículo inteiro, para nos dizer que o lenço, foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi ao túmulo e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida.
            Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo ... (aquele que Jesus tanto amara): João, e disse ela:
            - "Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram."
            Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver ...
            O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo.
            Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado, e colocado em outro lado.
            Isto é importante? Definitivamente sim ! Isto é significativo? Certamente que sim ! Se não fosse importante não estaria registrado na Palavra de Deus.
            Para poder entender a significado do lenço dobrado, se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época.
            O lenço dobrado, tem a ver com o senhor e o servo, e todo menino Judeu conhecia essa tradição. Quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu senhor, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu senhor queria.
            A mesa era colocada ao gosto de seu Amo e, o Servo esperava fora da visão Dele, até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não podia se atrever nunca, a tocar na mesa antes que o Amo tivesse terminado a sua refeição.
            Diz a tradição que ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa.
            Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei".
            No entanto, se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"
            Quando o Senhor Jesus colocou o lenço, à parte, dobrado, Ele estava dizendo para os seus discípulos, que eram judeus e conheciam os costumes da época, que ele voltaria.
            E voltará com certeza.Eu creio e voce???

Deus te abençoe!
Pr Marcos Abilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário